CAP: Caça ao tesouro - Execução sequencial de instruções
Aplicação de uma variação da Caça ao tesouro para ilustrar as características da execução sequencial de instruções em algoritmos na aula de CAP (3/4/2025).
Contexto
O objetivo era dar contexto para a discussão dos seguintes conceitos:
- Execução sequencial de instruções
- O início de uma instrução somente depois do término da anterior
- Apresentação da necessidade de armazenamento de valores (variáveis)
- Conceituação de entrada e saída de dados
Descrição
Diferentemente de uma caça ao tesouro, na qual os alunos devem buscar por pistas, optou-se por uma “busca direcionada”, sendo que cada atividade que realizariam ocorreria em uma estação própria e com localização conhecida.
Organização do espaço
Foram criadas três estações de execução, sendo que em cada uma delas havia uma instrução a ser executada. Todas as estações foram localizadas dentro do laboratório de ensino (LE-4).
Estação | Ação |
---|---|
A | Primeira instrução: entrada de dados (buscados na estação 1) |
B | Segunda instrução: manipulação do dado de entrada |
C | Terceira instrução: produção da saída (na estação 2) |
Havia, também, outras duas estações para obtenção dos dados e para a produção da saída.
Estação | Função |
---|---|
1 | Dados |
2 | Saída de dados (lousa) |
Cada equipe foi identificada por um número e deveria, em cada estação, buscar pelas instruções e dados referentes à sua identificação.
Realização da atividade pelos alunos
Os alunos foram orientados a, em grupos pequenos (dois ou três componentes), se dirigirem às estações A, B e C, nesta ordem, com as seguintes orientações:
- Deveriam fazer a leitura da instrução e executá-la
- Não poderiam retornar à estação anterior
Iniciada a atividade, as equipes foram se locomovendo entre as estações e executando as instruções, o que levou pouco mais de 10 minutos para a conclusão.
Bônus: cada equipe, ao terminar, ganhou um ovinho de chocolate.
Encerramento pelo professor
Quando todas as equipes terminaram suas execuções, foram discutidos os aspectos relativos aos objetivos de aprendizagem da atividade, a saber:
- Execução das instruções na sequência correta, sob pena de resultados incorretos/incoerentes;
- Encerramento completo de uma instrução antes de iniciar a próxima;
- Necessidade de armazenamento do dado (referenciado pelo professor como variável) para lembrar dos valores entre as estações, não tendo havido orientação prévia sobre essa questão;
- Conceito de obtenção de dados (estação 1) e apresentação de resultados (estação 2).
O professor levantou alguns pontos e os alunos complemetaram com sua própria visão.
Considerações sobre os resultados
A dinâmica não tomou muito do tempo de aula e os alunos se motivaram a realizar as instruções. O prêmio no final era desconhecido previamente e foi bem recebido.
Segundo a percepção do professor, os conceitos, que ainda não tinham sido formalizados, foram entendidos e assimilados.