CAP: Caça ao tesouro - Execução sequencial de instruções

Gamificação
Caça ao tesouro
Autor

Jander Moreira

2 de abril de 2025

Aplicação de uma variação da Caça ao tesouro para ilustrar as características da execução sequencial de instruções em algoritmos na aula de CAP (3/4/2025).

Contexto

O objetivo era dar contexto para a discussão dos seguintes conceitos:

  • Execução sequencial de instruções
  • O início de uma instrução somente depois do término da anterior
  • Apresentação da necessidade de armazenamento de valores (variáveis)
  • Conceituação de entrada e saída de dados

Descrição

Diferentemente de uma caça ao tesouro, na qual os alunos devem buscar por pistas, optou-se por uma “busca direcionada”, sendo que cada atividade que realizariam ocorreria em uma estação própria e com localização conhecida.

Organização do espaço

Foram criadas três estações de execução, sendo que em cada uma delas havia uma instrução a ser executada. Todas as estações foram localizadas dentro do laboratório de ensino (LE-4).

Estações de execução de um algorito de três instruções.
Estação Ação
A Primeira instrução: entrada de dados (buscados na estação 1)
B Segunda instrução: manipulação do dado de entrada
C Terceira instrução: produção da saída (na estação 2)

Havia, também, outras duas estações para obtenção dos dados e para a produção da saída.

Estações de obtenção de dados e apresentação do resultado.
Estação Função
1 Dados
2 Saída de dados (lousa)

Cada equipe foi identificada por um número e deveria, em cada estação, buscar pelas instruções e dados referentes à sua identificação.

Realização da atividade pelos alunos

Os alunos foram orientados a, em grupos pequenos (dois ou três componentes), se dirigirem às estações A, B e C, nesta ordem, com as seguintes orientações:

  • Deveriam fazer a leitura da instrução e executá-la
  • Não poderiam retornar à estação anterior

Iniciada a atividade, as equipes foram se locomovendo entre as estações e executando as instruções, o que levou pouco mais de 10 minutos para a conclusão.

Bônus: cada equipe, ao terminar, ganhou um ovinho de chocolate.

Encerramento pelo professor

Quando todas as equipes terminaram suas execuções, foram discutidos os aspectos relativos aos objetivos de aprendizagem da atividade, a saber:

  • Execução das instruções na sequência correta, sob pena de resultados incorretos/incoerentes;
  • Encerramento completo de uma instrução antes de iniciar a próxima;
  • Necessidade de armazenamento do dado (referenciado pelo professor como variável) para lembrar dos valores entre as estações, não tendo havido orientação prévia sobre essa questão;
  • Conceito de obtenção de dados (estação 1) e apresentação de resultados (estação 2).

O professor levantou alguns pontos e os alunos complemetaram com sua própria visão.

Considerações sobre os resultados

A dinâmica não tomou muito do tempo de aula e os alunos se motivaram a realizar as instruções. O prêmio no final era desconhecido previamente e foi bem recebido.

Segundo a percepção do professor, os conceitos, que ainda não tinham sido formalizados, foram entendidos e assimilados.