CAP: Snowball em noções de computação

Snowball
Autor

Jander Moreira

31 de março de 2025

A metodologia snowball foi aplicada para o ensino das noções de computação na primeira aula de CAP (31/3/2025).

Contexto

O conteúdo envolveu, de forma introdutória, os conceitos:

  • Organização básica de computadores
  • Hardware e software
  • Sistemas operacionais
  • Linguagens de programação
  • Aplicativos

Os objetivos educacionais envolvem apenas a memorização e o entendimento dos conceitos básicos (níveis básicos da Taxonomia de Bloom).

Descrição

A dinâmica foi planejada para uma aula de 100 minutos e foi dimensionada em três etapas. Devido à necessidade de formação de grupos, o Espaço Maker foi utilizado.

Etapas da snowball

Por questão de tempo, foram três etapas com cerca de 20 minutos cada uma.

Descrição geral das etapas do snowball.
Etapa Descrição
1 Elaboração dos conceitos propostos de forma individual e sem consulta.
2 Revisão dos conceitos em duplas (houve um trio), podendo haver consulta online para complementar as informações
3 Redação final da redação dos conceitos em grupos maiores (seis componentes em média)

Em cada uma das etapas havia os seguintes momentos:

  • O professor orientava sobre as ações da etapa;
  • Os alunos se apresentavam uns aos outros (turma de calouros que pouco se conhecem);
  • Realizavam a redação sobre os conceitos conforme as particularidades da etapa;
  • Alguns alunos sorteados faziam a leitura de parte do material produzido por ele ou pelo grupo;
  • O professor complementava e, eventualmente, corrigia algum conceito.

A partir da segunda etapa, o professor passou a organizar as ideias e conceitos na lousa, de forma que havia um resumo completo no final.

Encerramento da atividade em aula

No final, o professor usou o material gerado coletivamente na lousa para repassar os principais conceitos.

Desenvolvimento dos conceitos estudados.

Considerações sobre os resultados

Como se tratava do primeiro dia de aula (duas aulas; quatro horas), a apresentação da disciplina foi feita na primeira parte e esta atividade na segunda, o que tornou menos cansativo ou entediante o início da disciplina.

Com a etapa 1 começando com as experiências individuais, foi possível balancear a diferença de conhecimento entre os alunos, evitando exposições desnecessárias. No segundo momento, os alunos discutiram em duplas, complementando suas experiências pessoais e também obtendo mais informações online (que é uma competência importante). Na etapa 3 optou-se por reunir cada três duplas em uma nova equipe, o que levou a grupos maiores, mas também a um menor número total de grupos.

Na avaliação visual do professor, os grupos maiores não causaram constrangimento de partipação individuais, pois todos já haviam se acostumado a se manifestar. Com um número menor de grupos, objetivou-se que todos pudessem contribuir para a redação final na lousa, não ficando ninguém de fora.

Na avaliação da atividade, a visão geral foi positiva e os alunos acharam que houve uma boa construção do conhecimento. Poucas dificuldades foram relatadas, sendo elas pontuais.

Visão geral da turma durante a atividade.