Snowball

Turmas médias
Multinível
Grupos pequenos
Sala flexível
Pontual
Facilitador único
Com preparação prévia
Síncrona
Presencial

A metodologia ativa Snowball, também conhecida como Snowball Teaching ou Aprendizagem em Bola de Neve, é uma técnica de ensino colaborativo em que os alunos aprendem e constroem conhecimento em camadas, por meio do trabalho em grupos progressivamente maiores.

Fases

  1. Fase individual: os alunos refletem ou respondem individualmente a uma pergunta, problema ou conteúdo.
  2. Duplas: depois, discutem suas ideias com um colega.
  3. Grupos maiores: as duplas se juntam a outras duplas, formando grupos de 4, 8, e assim por diante — como uma bola de neve crescendo.
  4. Compartilhamento: por fim, os grupos maiores compartilham os resultados com toda a turma.

Objetivos

  • Estimular o pensamento crítico e a cooperação.
  • Promover engajamento e responsabilidade coletiva pela aprendizagem.
  • Permitir que os alunos revisem, aprimorem e consolidem ideias por meio da troca.

Vantagens

  • Favorece o aprendizado ativo e em profundidade.
  • Ajuda alunos tímidos a ganharem confiança aos poucos.
  • Fortalece a escuta, argumentação e o respeito à diversidade de opiniões.

Demandas

  • Exige boa mediação do professor para manter o foco da atividade.
  • Pode demandar mais tempo de aula, especialmente com grupos grandes.
  • Requer preparação prévia e clareza nos objetivos pedagógicos.

Sobre a aplicação

  • Turmas médias: Snowball é mais eficaz em turmas de tamanho médio.
  • Multinível: Pode envolver participantes com diferentes níveis de conhecimento.
  • Grupos pequenos: A dinâmica se dá inicialmente em duplas e depois em grupos maiores (até 6 participantes).
  • Sala flexível: Necessário rearranjo rápido dos participantes.
  • Pontual: Atividade realizada geralmente em um único encontro.
  • Facilitador único: Um mediador costuma conduzir a dinâmica.
  • Com preparação prévia: Normalmente é preciso que os participantes tenham algum preparo inicial.
  • Síncrona: A interação acontece em tempo real.
  • Presencial: Forma mais comum da atividade.

Exemplo de aplicação em CAP